Falso Sequestro

 


Um novo tipo de crime surge agora no Brasil, inclusive com várias vítimas no Ceará:é o seqüestro virtual. Integrantes de uma quadrilha telefonam para o escritório ou residência da pessoa- independente da sua classe social ou situação econômica-afirmando que está com seu filho ou outro parente como refém. A partir de então, em meio a uma série de ameaças, identificando-se como integrantes de organizações criminosas – passam a exigir dinheiro ou senhas de cartões para créditos de telefones celulares. Caso isso aconteça com você, siga as seguintes orientações:

Desconfie sempre que receber uma ligação ameaçadora, dizendo que seu filho ou outro parente está em poder de bandidos.

Não se desespere, caso o bandido diga que está com seu filho ou algum parente, mande alguém contatar essa pessoa e saber como ela está. As quadrilhas procuram agir sempre durante o período diurno.

Procure manter-se calmo. Dialogue com o bandido o maior tempo possível, obtendo o máximo de informações. Enquanto isso, peça ajuda a outra pessoa para verificar a veracidade do fato ou como está o suposto "seqüestrado", uma vez que este tipo de delito trata-se sempre de tentativa de extorsão.

Não siga as determinações dos bandidos. Ao receber o telefonema, procure a Polícia imediatamente.